Calendário Guapecas 2017

Dizem que o cão (não apenas o cão) é o “melhor amigo” do homem, mas então porque vemos tantos animais abandonados a sorte nas ruas das nossas cidades? Será que as pessoas realmente tem a noção da responsabilidade que é ter um animal de estimação? Será que estão preparadas para ter um? São questões a serem refletidas. De uma coisa eu sei: o homem pode nem sempre agir e ser o melhor amigo do cão, mas o cão é sim o melhor amigo do homem.

Tenho lido reportagens que me impressionam e mostram a fidelidade e o amor dos animais pelos seus donos, mas também tenho lido e visto a crueldade que até mesmo um dono pode fazer ao seu próprio “amigo” de estimação. Para a SORTE grande de muitos animais, eles podem contar com o apoio de pessoas muito especiais.

O Guapecas é um grupo de voluntários de apoio e proteção aos animais abandonados que fica na cidade de Joinville/SC. O trabalho realizado pelo grupo, gera uma incrível transformação na qualidade de vida desses animais.

Eu mesmo já tive a oportunidade de ver de perto esse trabalho e de adotar dois lindos gatinhos. O objetivo é simples: ajudar aos animais abandonados a encontrarem um lar que lhes dê muito amor e carinho.

Sempre que a presidente do Guapecas solicita-me um novo calendário ou qualquer outro trabalho, faço voluntariamente com muita dedicação, pois sei que mesmo essa pequena ajuda pode fazer a diferença para eles. Adote um animal, mas adote com responsabilidade, pois eles são seres vivos que sentem de tudo e só não podem falar, ao menos na nossa língua. A fan page deles no facebook: https://pt-br.facebook.com/guapecasjoinville

Abaixo o layout do calendário de 2015 que apresentei e expliquei o motivo de cada elemento estar ali, qual é a sua função a cumprir na comunicação.

calendario-guapecas-2015

 

 

Aqui as intervenções feitas na frente e verso por conta do pessoal do Guapecas.

 

20161201_084623

 

 

20161201_084553

 

 

Lâminas calendário Guapecas 2017

Quando olhei esta foto e percebi a expressão do cão eu disse: “aqui está a capa do calendário de 2017”, ao menos parte dela rsrs.

guapecas-126

Até então, só tinha projetado as lâminas internas. Quando se trabalha com fotografia sempre se faz necessário pequenos ajustes sendo eles principalmente de cor. No caso da foto da capa, note que ela estava com uma tonalidade “avermelhada” (puxando mais para o magenta), e por isso tive de fazer correções.

Eu queria representar o amor e o carinho que as pessoas do Guapecas tem pelos animais, mas estava a pensar como faria isso. Nem sempre somos nós profissionais de criação que temos as melhores ideias, então, pedi “sugestões” para minha namorada que é professora de educação infantil e ensino fundamental.

Ela pensou, pensou e aí a primeira coisa que disse: “me dá um papel e um lápis”. Então desenhou com um traçado solto um coração contendo a letra “G” para remeter a inicial do Guapecas. Além disso o coração simboliza amor, carinho, apego entre os animais e as pessoas.

Também sugeriu que eu colocasse uma pata de cão meio apagada como se o animal tivesse tocado no coração e deixado nele a sua marca. Para concluir, digitei a frase que ela sugeriu: “Guapegando por você“.

Com o problema resolvido pela minha assistente (rsrs), tudo o que restou foi planejar a disposição dos elementos que iriam compor o design da capa. Comecei espelhando a foto para dentro do layout, posicionei o coração na linha de visão do cão e a frase dentro do coração com a pata atrás dela.

Para a cor do coração, escolhi o laranja que reflete bem as qualidades do grupo: cor que estimula o otimismo a generosidade, equilíbrio, confiança das pessoas que crêem que tudo é possível.

Para finalizar, destaquei a frase “Calendário 2017” em branco e laranja e posicionei na base a esquerda, pois o pelo negro do cão possibilitou trabalhar com um bom contraste deixando a leitura clara. Os outros elementos, QR code e logotipo ficaram na base discretamente para não competir com a mensagem principal.

Após a conclusão da capa, fiquei um certo tempo analisando-a fixamente. Foi quando percebi que na própria frase “Guapegando por você“, eu poderia modificar para “Guapegado por você“, e assim eu teria um conceito de “apego” entre animais e humanos.

 

calendario-guapecas-2017-capa-original

 

Apresentei a capa e fiz a defesa dos conceitos, porém, mesmo assim foi solicitado que eu fizesse alterações. Nessas novas alterações o que mais prejudicou o layout da capa em minha opinião foi principalmente a frase escolhida pelo Guapecas: “Guapecando por você”, pois se prestarmos bem atenção tirando o Gua fica: “Guapecando por você”, transmitindo uma conotação negativa, o que não condiz com o trabalho que realizam.

Criação e técnica devem falar a mesma linguagem. Por esses e outros motivos, é sempre importante escutar as orientações de um profissional experiente e que saiba o que está fazendo, caso contrário, coisas assim comprometerão bastante o design evitando que a peça gráfica alcançe o objetivo para o qual foi planejada.

As lâminas internas foram aprovadas logo no início com pouquíssimas alterações. Abaixo, as lâminas e a capa como ficou após as modificações solicitadas e aprovadas pelo pessoal do Guapecas.

 

calendario-guapecas-2017-capa-aprovada

 

 

calendario-guapecas-2017-janeiro

 

 

calendario-guapecas-2017-fevereiro

 

 

calendario-guapecas-2017-abril

 

 

calendario-guapecas-2017-maio

 

 

calendario-guapecas-2017-setembro

 

 

 

Bem, é isso pessoal. Espero que tenham gostado do post.

Até o próximo.

Willys

Deixe uma resposta