Cor e Marketing

Como todos já sabemos a cor influencia fortemente no psicológico das pessoas e as empresas que sabem utilizar a seu favor na sua comunicação esse “artifício” saem ganhando. Estava eu pesquisando na web e acabei deparando-me com este artigo sobre cores que achei ótimo e estou compartilhando aqui com você que acompanha o blogotipos.

 

Escrito por Jill Morton, Presidente da Colorcom

 

Substancial de investigação mostra por questões de cor e como a cor desempenha um papel fundamental em todas as nossas experiências visuais.

Cor e Marketing

  1. Pesquisa realizada pelo secretariado do Seoul International Color Expo documenta as seguintes relações entre cor e comercialização:

92,6 por cento disseram que eles colocam mais importância a fatores visuais na compra de produtos. Apenas 5,6 por cento disseram que a sensação física através do sentido do tato foi mais importante. Ouvir e cheirar cada atraiu 0,9 por cento.

Quando perguntado para aproximar a importância da cor na compra de produtos, 84,7 por cento do total de inquiridos pensam que as contas de cor por mais da metade entre os vários fatores importantes para a escolha de produtos.

Fonte: Secretaria da Expo Seoul International Color 2004

  1. A pesquisa revela que as pessoas fazem um julgamento subconsciente sobre uma pessoa, meio ambiente, ou produto dentro de 90 segundos de visualização inicial e que entre 62% e 90% do que a avaliação é baseada apenas na cor.

Fonte: CCICOLOR – Instituto de Pesquisas Cor

  1. Investigação pelo Centro de Henley sugere 73% das decisões de compra são feitas agora na loja. Consequentemente, pegando o olho do cliente e transmitir informação de forma eficaz são cruciais para sucesso de vendas.

Cor e Brand Identity

  1. Cor aumenta o reconhecimento da marca em até 80 por cento

Fonte: Universidade de Loyola, o estudo Maryland

  1. Estudo de caso: Heinz

Considere o sucesso fenomenal ketchup Heinz Verde EZ Squirt Blastin teve no mercado. Mais de 10 milhões de garrafas foram vendidas nos primeiros sete meses após a sua introdução, com as fábricas de Heinz que trabalham 24 horas por dia, sete dias por semana para acompanhar a demanda. O resultado: $ 23 milhões em vendas atribuível a ketchup Heinz verde [o maior aumento de vendas na história da marca]. Tudo por causa de uma mudança de cor simples.

Computador Apple: 3. Estudo de Caso

Apple trouxe cor em um mercado onde a cor não tinha sido visto antes. Ao introduzir os iMacs coloridos, a Apple foi a primeira a dizer: “Ele não tem que ser bege”. Os iMacs revigorou uma marca que tinha sofrido $ 1,8 bilhões em perdas em dois anos. (E agora temos os iPods coloridos.)

Cor aumenta a memória

Se uma imagem vale por mil palavras, uma imagem com cores naturais pode valer a pena milhões, memória-wise. Os psicólogos têm documentado que a “cor viva” faz mais do que apelo aos sentidos. Ele também estimula a memória para as cenas do mundo natural.

Ao pendurar um “tag” extra de dados sobre cenas visuais, cor nos ajuda a processar e armazenar imagens de forma mais eficiente do que as cenas incolor (preto e branco), e como resultado a lembrar-los melhor, também.

Fonte: As descobertas foram publicadas na edição do Jornal de Psicologia Experimental maio 2002: Aprendizagem, memória e cognição, publicado pela American Psychological Association (APA)

“As contribuições da cor a memória de reconhecimento de cenas naturais,” Felix A. Wichmann, Max-Planck Institut für Biologische Kybernetik e da Universidade de Oxford; Lindsay T. Sharpe, Universität Tübingen e da Universidade de Newcastle; e Karl R. Gegenfurtner, Max-Plank Institut für Biologische Kybernetik e Justus-Liebig-Universität Giessen; Journal of Experimental Psychology -. Aprendizagem, memória e cognição, Vol 28. No.3, 5-May-2002

Cor envolve e aumenta a participação

Anúncios em cor são lidos até 42% mais frequentemente do que os mesmos anúncios em preto e branco (como mostrado no estudo sobre anúncios de diretório de telefone).

Fonte: Branco, Jan V., Color for Impact, Strathmoor Press, de abril de 1997

Informa cor

A cor pode melhorar o número de leitores em 40 por cento 1, aprendendo 55-78 por cento 2, e compreensão por 73 por cento 3.

(1) “papéis de negócio na cor. Apenas uma Sombra Better”, a tecnologia moderna Escritório, julho de 1989, Vol. 34, No. 7, pp. 98-102

(2) Embry, David, “O Propriedades Persuasive of Color”, Comunicações de Marketing, Outubro de 1984.

(3) Johnson, Virginia, “The Power of Color”, Reuniões bem sucedidas, junho de 1992, Vol 41, No. 7, pp. 87, 90.

Cor atrai a atenção – frequüentemente citadas “Fatos”

 Testes indicam que uma imagem em preto e branco pode sustentar o interesse por menos de dois terços por segundo, enquanto que uma imagem colorida pode prender a atenção por dois segundos ou mais. (Um produto tem um vigésimo de segundo para deter a atenção do cliente em uma prateleira ou display.)

As pessoas não podem processar todos os objetos dentro da visão de uma só vez. Portanto, a cor pode ser utilizado como uma ferramenta para enfatizar ou desenfatizar áreas.

 A companhia de seguros do Meio-Oeste usou a cor para destacar as principais informações sobre as suas facturas. Como resultado, eles começaram a receber pagamentos de clientes, em média, 14 dias antes.

O Poder da Cor

92% Acredite cor apresenta uma imagem de qualidade impressionante

90% de cor sente pode ajudar a atrair novos clientes

90% acredita que os clientes se lembrar apresentações e documentos melhores quando a cor é usada

83% Acredite cor fá-los parecer mais bem sucedido

81% Pense cor dá-lhes uma vantagem competitiva

76% acreditam que o uso da cor faz o seu negócio parecer maior para os clientes

Fonte: Conduzido pela Xerox Corporation e Research International Communications a partir de 19 de fevereiro de 2003 a 7 de Março de 2003, a margem de erro de +/- 3,1%.

Cor e dos Sentidos

fatos gerais sobre a entrada sensorial e os seres humanos:

Embora o sentido do olfato era mais importante fonte de um ser humano de entrada na era pré-histórica, a visão se tornou nossos mais importantes meios de sobrevivência. Além disso, como caçadores e coletores nos primeiros dias de nossa evolução, nós experimentamos uma variedade de cores e formas na paisagem. Isto tornou-se parte do nosso código genético.

Em nosso estado atual de evolução, a visão é a principal fonte de todas as nossas experiências. (Pesquisa de marketing atual relatou que cerca de 80% do que nós assimilar através dos sentidos, é visual.)

Nosso sistema nervoso requer entrada e estimulação. (Considere os efeitos de confinamento solitário em prisões.) Com relação à entrada visual, nós tornar-se aborrecido, na ausência de uma variedade de cores e formas. Consequentemente, cor aborda uma das nossas necessidades neurológicos básicos para estimulação.

Cor e Visual Experiências

 “É provavelmente o qualidades expressivas (principalmente de cor, mas também de forma) que afetam espontaneamente a mente receber passivamente, enquanto a estrutura tectônica do padrão (característica de forma, mas encontrou também na cor) envolve a mente organizar ativamente.”

Fonte: Arnheim, Rudolf, Arte e Percepção Visual, University of California Press, Berkeley, 1974, p. 336

 

Fonte: http://www.colorcom.com/research/why-color-matters

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