Skip to main content

Hábitos e costumes antigos que deveriam ser praticados novamente

O tempo vai passando, mudando, acelerando e com ele vão surgindo novos hábitos. Quem viveu nas chamadas “épocas de ouro”, teve a oportunidade de viver coisas incríveis que marcaram para sempre toda uma geração. Com a vida super acelerada de hoje as pessoas esqueceram-se de hábitos saudáveis, de interagir, isso mesmo de realmente interagir. A tecnologia veio ajudar, mas também nos escravizamos sem perceber. Jogávamos bola, “roubávamos” frutas, dividíamos uns com os outros e sentávamos depois na calçada com os amigos do bairro para saborear. Usávamos havaianas (na época não era assim elitizada), íamos na casa do amigo para brincar, escrevíamos carta e esperávamos pelo retorno, liamos muitos livros (eu ao menos rs), enfim tempo bom não volta mais. Quem viveu viveu, quem não, nem faz ideia do que é bom de verdade. Mas enfim, o ideal seria se soubéssemos aproveitar o bom de antigamente com o de hoje.

Como de costume, adoro pesquisar sobre assuntos ligados a arte, ilustração, design, propaganda, marketing e diversos outros, afinal quem trabalha, seja qual for a área criativa, além de se manter atualizado sempre que possível é bom encontrar outros tipos de conteúdos até mesmo porque nos ajudam a clarear a mente para novas ideias. O Design está em tudo o que vemos, no que fazemos e percebemos, na cor, nas formas, observem. Pesquisando encontrei esse artigo que achei muito bacana e quero compartilhar aqui com vocês que não viveram essa época incrível e claro quem viveu saberá do que estou falando.

Artigo reproduzido do site: https://estilo.catracalivre.com.br/comportamento/habitos-e-costumes-antigos-que-deveriam-ser-praticados-novamente/

 

Com dispositivos, smartphones e computadores avançados, atualmente, podemos baixar os mais variados aplicativos em um piscar de olhos, editar vídeos em nossos telefones e encontrar e fazer o download de músicas em questão de poucos segundos. Com todas as conveniências, no entanto, existem sacrifícios. E temos sacrificado alguns modelos e estilos de vida que ainda nos seria útil atualmente. Veja uma seleção:

Habilidade de passar roupa

passar

Este conceito pode parecer estranho para aqueles que têm cerca de 20 e poucos anos mas, antes de roupas feitas de poliéster e camisas de tecido, todas as peças que secassem sob o sol tinham que, necessariamente, serem passadas.

Produzir-se elegantemente, independente da situação

aeroporto

Nos dias de hoje, as pessoas vão ao shopping em busca de roupas confortáveis, como moletom e tênis, para utilizarem no dia-a-dia. Antigamente, sair em público significava vestir a sua melhor roupa. E no aeroporto? Viajar de avião era realmente considerado uma ocasião especial e emocionante, o que influenciava na maneira dos indivíduos se vestirem.

Cozinhar e preparar refeições

cozinhar

Em tempos antigos, comidas pré-cozinhadas não existiam. Isso significa que nossos avós aprenderam a cozinhar desde muito cedo. Desta forma, as receitas foram passadas de geração a geração.

Costura e crochê

custurar

O que você faz quando encontra um furo em sua camiseta? Nos dias de hoje, normalmente, as pessoas jogam as peças no lixo e vão atrás de outras. Sua avó, por outro lado, provavelmente teria ido a sua caixa de costura e arrumado a roupa em um piscar de olhos.

Procurar endereços em um mapa de papel

mapa

Sem aquela voz amigável do Google Maps para auxiliar as pessoas a encontrem os seus caminhos, a leitura de um mapa clássico era algo corriqueiro a tempos atrás. Redobra-los era algo ainda mais difícil.

Jantar em casa

jantar

Fazer um jantar em casa significa convidar amigos que conheciam há um tempo, preparar uma refeição de três pratos luxuosos e se vestir elegantemente.

Se relacionar sem o poder da internet

encontro

Conhecer uma mulher durante, por exemplo, uma compra informal em lojas de artigos esportivos e, chama-la para um encontro romântico, é quase inédito na era digital. Porém, é assim que, antigamente, antes de diversos sites de relacionamento, as pessoas estavam acostumadas.

Letra cursiva

letra-cursiva

Nossos avós foram obrigados a aprender a letra cursiva no aprendizado em escolas. O hábito resultou em letras fabulosas e compreensivas.

Escrever cartas inesquecíveis

cartas

Antes do luxo do e-mail e mensagens de texto, carta para amigos que moravam em outro estado ou país poderiam ser apenas um “estou com saudades” em forma de texto escrito. Além disso, não existia o sistema de compartilhamento de fotos do Facebook, o que poderia incentivar as pessoas a fazerem verdadeiras descrições poéticas do lugar em que se encontravam.

Memorizar importantes números de telefones

numeros-de-telefone

Antes da era de telefones celulares, é provável que, antigamente as pessoas sabiam números de seus familiares e de amigos de cor.

Histórias contadas

historias

Sem ipods ou dispositivos de entretenimento móvel e jogos, as crianças eram entretidas com os contos de guerra, imigração e histórias diversas de seus parentes.

 

 

 

 

Bem, é isso pessoal. Espero que tenham gostado do post.

Até o próximo.

Willys

Deixe uma resposta

Show Buttons
Hide Buttons
%d blogueiros gostam disto: