Logotipo e identidade visual Por do Sol Café

Conceito

O café é uma bebida que deverá crescer a uma taxa anual de 4,3% até 2019, o que é uma ótima oportunidade para quem tem ou quer ter uma cafeteria. O conceito que pensei é de uma cafeteria que abra exatamente no horário do por do sol para que seus clientes possam além de saborear um excelente café e bater um bom papo se estiverem acompanhados, possam apreciar a bela visão do sol se pondo.

Daí vem o nome escolhido para o logotipo, “Por do Sol – Café”. A ideia é de que a cafeteria esteja em um local estratégico onde o por do sol possa ser observado, se for possível, pensei em uma cafeteria ao “ar livre” (é só uma ideia), ou algo parecido. Conceito definido busquei inspiração para ajudar com as ideias, inspiração que pode vir da observação das formas, cores, cheiros, texturas ou de algo que chame a atenção acendendo a lâmpada da criatividade.

 

 

Imagens meramente ilustrativas

 

 

 

Processo criativo

Para o projeto desse logotipo, queria uma ideia que ligasse café com energia. Muitas pessoas costumam tomar café quando precisam afastar aquele sono incômodo e assim revigorar suas energias (quem trabalha ou trabalhou em agências de propaganda sabe bem do que estou falando rs). Então, veio-me a mente, trabalhar um grão de café deitado em ângulo frontal se pondo no horizonte e para dar sentido ao nome do logotipo acrescentei “ráios” que remetem ao sol, a energia que o café nós dá. Abaixo o estudo do esboço feito a lápis que originou o logotipo final, o projeto e as assinaturas horizontal e vertical.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tipografia

Para a tipografia eu queria algo que ao mesmo tempo fosse suave, mas que também pudesse apresentar formas “soltas, imperfeitas” em seu traçado como um grão de café.

 

 

 

 

 

 

Cores

Para as cores, procurei uma paleta que se aproximasse de tons marrons remetendo ao café e laranja que é uma cor quente.

 

 

 

 

 

 

 

Aplicação em negativo, positivo e tons de cinza

Ao se projetar um logotipo, sempre devemos fazer testes em fundos para ver como o logotipo se comportará.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Teste de giro do logotipo

Aqui aplico um teste de giro no logotipo com o objetivo de verificar se ele é lido em ângulos diferentes.

 

 

 

 

 

 

 

Logotipo aplicado em identidade visual

Aqui o logotipo aplicado nos dá uma ideia de como ele ficará em diversas peças da identidade visual. Lembrando que os dados (endereços, nomes, celulares etc.), são digitados com fins ilustrativos e podem ser substituídos por dados reais de algum cliente que tiver interesse por esse trabalho.

 

 

 

Obs.: O trabalho aqui apresentado neste post pertence a Conceber Design Gráfico e está protegido por registro (podemos comprovar) e é válido em diversos países não podendo, ser copiado ou usado sem autorização. Caso haja interesse da parte de alguém este projeto poderá ser comprado. Para isto basta entrar em contato:  blogotipos@blogotipos.com.br

Fanpage facebook: https://www.facebook.com/BlogotiposDiariodasMarcas/

Bem, é isso pessoal. Espero que tenham gostado do post.

Até o próximo.

Willys

Deixe uma resposta