Logotipo eightB

Observar, enxergar além não é uma tarefa fácil. Requer muito treino e certa habilidade no olhar do observador. Em projetos de logotipo à simplicidade e criatividade sem mediocridade ajudam a dar um diferencial. O logotipo deve representar a essência de uma empresa, suas ideias, seu posicionamento. Ele é o mensageiro da empresa. É ele quem vai à frente buscando conquistar seu merecido espaço no campo de batalha.

Sempre tive a mania de fixar meu olhar em alguma coisa e imaginar o que poderia fazer com ela. Estava passando e reorganizando meus arquivos de trabalho quando me deparei com esse número oito e quando me dei conta, já estava olhando-o por um longo tempo. Observei suas curvas, formas, proporção, cor, enfim, tudo o que estava ali diante dos meus olhos. O que me fez perceber que nele havia algo a mais que apenas um número oito. Notei duas gotas d´água, tanto na parte superior como na inferior do número.

 

8 matriz

 

 

 

Veio-me a mente a ideia de projetar um logotipo focado no ramo da água para empresas que desejem explorar os benefícios que esse líquido tão precioso nos oferece e que só damos a real importância quando percebemos sua falta. Comecei as pesquisas buscando informações que agregassem e retirando as mais relevantes para o projeto. Pesquisei mais afundo e descobri também outros benefícios que a água oferece, mas para esse conceito, decidi que iria trabalhar apenas com oito. Uma vez que as pesquisas sobre a água estavam feitas o próximo passo seria desenvolver o conceito visual do logotipo.

 

Oito Benefícios da água que você não conhecia.

De fato, a água é considerada a segunda coisa mais importante e indispensável para a vida, depois do oxigênio, já que intervém em todos os processos que acontecem em nosso organismo. Nosso peso corporal é composto em até dois terços dela.

22% de nossos ossos é água;

75% de nossos músculos é água;

83% de nosso sangue é água;

85% de nosso cérebro é água;

 

Nosso cérebro depende de água para trabalhar com eficiência e nos ajudar a pensar.

1 – Contribui para a perda de peso;

2 – É boa para os rins;

3 – Para o cérebro;

4 – É boa para a saúde do coração;

5 – Melhora a digestão e combate a prisão de ventre;

6 – Ideal para uma pele brilhante e saudável;

7 – Traz energia;

8 – Regula a temperatura corporal;

 

Conceito

Projetar um logotipo que em sua essência transmita oito benefícios que a água oferece, para isso, criei o nome eightB que significa (eight = Oito) e (B = Benefícios da água).  O logotipo deverá ter suas cores ligadas a pureza, higiene, limpeza, ser algo criativo e moderno, que possa comunicar os conceitos mencionados fazendo com que as pessoas possam perceber o valor e benefícios de tomar água regularmente.

 

Processo criativo

Comecei a pesquisar como referência imagens de a água, formas, texturas e o que estivesse relacionado a ela. Caso o designer ache necessário trabalhar com alguma imagem na identidade visual, é aconselhável que sejam compradas através de um banco profissional de imagens, pois os mesmos possuem um acervo gigantesco e de alta qualidade e que tem direitos autorais, também podem ser produzidas (fotografadas) de acordo com o planejamento para a comunicação da empresa ou mesmo fornecidas pelo próprio cliente caso ele tenha material de alta qualidade (o que é uma raridade) para ser usada.

 

 

Imagens meramente ilustrativas

 

 

 

O conceito inicial baseava-se em usar o número oito de forma inteira, sem qualquer tipo de alteração, explorando apenas o design da tipografia e seu espaço negativo inferior na forma de gota. Fiz estudos posicionando o número 8 acima e a palavra eightB abaixo de forma simples.

Não gostei do resultado, mas antes de descartá-lo totalmente, resolvi fazer uns testes de cores. O resultado como podemos ver abaixo, não ficou nada bom. Faltava algo, faltava trabalhar melhor a ideia, precisava projetar outro logotipo, mas seguindo o mesmo conceito de usar o número 8.

 

 

Ideia inicial para o logotipo

 

 

 

 

Outros testes de contraste na primeira versão do logotipo que foram descartados.

 

 

 

 

 

Eliminei a ideia inicial e recomecei com novos esboços onde conclui que a harmonia entre as formas do número ” 8 “ e da letra ” g ” era a solução ideal.

 

 

 

 

 

 

 

8

 

 

 

 

Simbologia

O símbolo foi construído pensando na unificação dos elementos número 8 e da letra g que se fundem nesse formato gráfico posicionado no lugar da letra g. Resolvido à questão do número oito, o próximo passo foi integrá-lo na tipografia de forma que pudesse ser lido tanto como um (g) como um 8 horizontal e na vertical.

 

 

 

 

 

 

Tipografia

A escolha de uma tipografia é muito importante, pois é ela quem transmite sensações positivas ou negativas através do texto. A tipografia é leve apresentando linhas finas, fluidas, suave, simboliza um movimento rápido e delicado como a água e linhas retas que transmitem estabilidade. Não tem serifas e foi escolhida pela clareza na leitura.

 

 

 

 

Cores

A escolha da paleta de cores é o azul e verde e preto. O azul claro remete a água, ao céu e o infinito. Já o verde, significa saúde, vitalidade, natureza, dinheiro. O preto transmite introspecção, favorece a autoanálise e significa também dignidade. Uma cor com valor de certa sofisticação e luxo. Preto é a cor do poder, da sobriedade, da hombridade, transmitindo a sensação de sofisticação e elegância. No design ou comunicação o preto é a cor usada principalmente na impressão de textos. É uma cor que não pode faltar na paleta de cores.

 

 

 

 

 

Forma

O logotipo apresenta a forma retangular tanto na horizontal como na vertical. Foi pensado para simbolizar solidez, estabilidade. Retângulo em pé simboliza crescimento e sustentação. Abaixo vemos o projeto, a versão horizontal e vertical que foi pensada para ser usada com a tagline: Oito Benefícios. Em casos excepcionais quando se fizer necessário devido há alguma campanha publicitária o logotipo poderá ser acompanhado temporariamente por um slogan.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Estudo de aplicação em fundos nas cores do logotipo.

 

 

 

 

 

 

Logotipo nas versões positivo, negativo e tons de cinza.

 

 

 

 

 

Escala de redução.

A preocupação com a legibilidade do logotipo requer atenção especial no projeto de design, caso contrário, o logotipo ficará ilegível quando reproduzido em espaços pequenos demais. É de suma importância testá-lo em tamanhos diversificados para assim poder estabelecer o mínimo na sua redução. Essa informação deverá constar no seu manual de identidade visual.

 

 

 

 

 

 

 

Estudos de aplicação em alguns materiais.

Separei imagens de um copo, garrafa, veículo e uma fachada apenas para fazer uma simulação (as aplicações são meramente ilustrativas) de como ficará o logotipo ao ser aplicado. A identidade visual desse logotipo por hora não foi projetada, mas caso venha a ser estarei atualizando esse post.

 

 

Imagens meramente ilustrativas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Obs.: O trabalho aqui apresentado neste post pertence a Conceber Design Gráfico e está protegido por registro (podemos comprovar) e é válido em diversos países não podendo, ser copiado ou usado sem autorização. Caso haja interesse da parte de alguém este projeto poderá ser comprado. Para isto basta entrar em contato:  blogotipos@blogotipos.com.br

Fanpage facebook: https://www.facebook.com/BlogotiposDiariodasMarcas/

Bem, é isso pessoal. Espero que tenham gostado do post.

Até o próximo.

Willys

Deixe uma resposta