Logotipo Gordo & Magro Filmes

Adoro cinema. Sou de uma época em que a Tv aberta costumava passar ótimos filmes durante o dia, à noite e nas madrugadas adentro. Adorava assistir aos grandes clássicos como, os Três Patetas, Jerry Lewis, Zorro, Zorro e seu parceiro Tonto, As aventuras de Rin tin tin, Daniel Boone, Bonanza, Casablanca, O Vento Levou e tantos outros clássicos que não só encantavam, mas “convidavam” as pessoas a estarem reunidas com seus famíliares, ocupando seus lugares no sofá da sala, enfrente a televisão ansiosas para ver a próxima cena. Hoje em dia percebo que mesmo com tanta tecnologia a disposição à magia do cinema acabou perdendo boa parte do seu brilho.

Uma época de ouro que não volta mais. Mas nem tudo está perdido, temos a internet e através dela, podemos resgatar um pouco das memórias do passado que estarão sempre presentes. O projeto de logotipo que apresento a vocês a partir de agora, é sobre outro grande clássico da década de 1920 e 1930, intitulado Laurel & Hardy ou mais conhecido no Brasil como O Gordo & Magro.

 

Conceito

Fiz as pesquisas de referência buscando alguma imagem para analisar e ver como eu iria projetar um logotipo baseado nesses dois “monstros” do cinema humorístico. Composta por um magro, o inglês Stan Laurel (1890 – 1965) e um gordo, o americano Oliver Hardy (1892 – 1957). A ideia era compor um logotipo que em sua essência representasse esse dois atores e de certa forma pudesse homenagear o cinema. Comecei a estudar fazendo um esboço preliminar e depois parti para meu computador iniciando o projeto em si.

 

 

Imagens meramente ilustrativas sem fins comerciais

 

 

 

Processo criativo

Para esse processo criativo, utilizei o formato do rolo de filme representando o Gordo e uma película que foi posicionada na vertical representando o magro. Apesar de já ter definido como seriam as formas do logotipo já no papel, fiquei observendo por alguns momentos, estava faltando algo. Então percebi que o chapéu do “gordo” inicialmente posicionado na vertical estava estático demais. Resolvi trabalhar melhor e cheguei à conclusão de que dar um pequeno movimento de ângulo o deixaria mais simpático e com certo ar de movimento e ação.

Com esse pequeno, mas importante detalhe resolvido, parti para a finalização no computador e abaixo podemos ver o resultado. Já para a tipografia a busca foi por uma que em suas formas viesse a complementar com o visual do símbolo. Precisava de algo que proporcionasse um contraste entre a palavra “GORDO” & “MAGRO”. Então pesquisei dois estilos sendo uma mais robusta e a outra bem menos robusta.

 

 

Projeto, assinaturas veltical e horizontal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Escala de cores

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tipografia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aplicação em negativo, positivo e tons de cinza

 

 

 

 

 

 

 

Estudo de aplicação em cartão de visita

Aqui vemos aplicado apenas as duas versões das assinaturas do logotipo ao cartão de visita sem dados de endereço, telefones etc. Para esse projeto ainda não foi desenvolvido a identidade visual. Caso seja eu atualizarei esse post. Só lembrando que independente do projeto a estar sendo executado a escolha adequada do papel vai agregar valor e fará a diferença final no trabalho.

 

 

 

 

 

Obs.: O trabalho aqui apresentado neste post pertence a Conceber Design Gráfico e está protegido por registro (podemos comprovar) e é válido em diversos países não podendo, ser copiado ou usado sem autorização. Caso haja interesse da parte de alguém este projeto poderá ser comprado. Para isto basta entrar em contato:  blogotipos@blogotipos.com.br

Fanpage facebook: https://www.facebook.com/BlogotiposDiariodasMarcas/

Bem, é isso pessoal. Espero que tenham gostado do post.

Até o próximo.

Willys

Deixe uma resposta