Logotipo MIOSCAFÉ

Costumo trabalhar em cima das minhas ideias e em muitos casos eu as deixo por um determinado período “guardadinhas amadurecendo”. Já em outros casos elas são projetadas praticamente no ato em que elas surgem no papel. Neste post venho apresentar mais um projeto que trabalhei buscando dar um diferencial para o logotipo. A partir de agora vamos acompanhar algumas partes do processo criativo que me levou ao design deste logotipo. Em tudo que faço coloco dedicação, pois não há nada melhor do que ver meu trabalho agregar valor ao negócio do cliente.

 

Conceito

Antes de projetar o logotipo pensei em nomes como: Cat Café e Cafélinos. Fiz algumas pesquisas e descobri que ambos já existiam. Então pesquisei novamente outras possibilidades de nomes:

 

Café + afeto + gato = Cafétos

Grão + café + gato = grãotof

Torra + linos = Torlinos

 

Ainda não era o que eu procurava. Fiz novas pesquisas, testes de sonoridade e após algum tempo de trabalho cheguei ao nome: MIOSCAFÉ (mio de gato + café). Uma vez escolhido o nome parti para conceituar visualmente o logotipo que deverá ser criativo, diferenciado e apresentar formas que remetam a um gato + xícara + grão de café. Deverá ter as cores ligadas ao elemento café. A identidade visual (incluindo todos os detalhes de ambiente interno e externo) seguirá motivos felinos junto com grãos de café ficando livre os caminhos criativos a serem trabalhados.

 

Processo criativo

Com o conceito já definido segui para a próxima etapa onde fiz levantamento de referências para ajudar na elaboração das ideias visualmente. As imagens pesquisadas não são comercializadas ou fazem parte da identidade do logotipo, servirão apenas para ter uma noção de texturas, cores, formas e qualquer outro detalhe que possa vir a inspirar na criação.

 

 

 

Imagens meramente ilustrativas

 

 

 

 

Eu já sabia exatamente como queria o logotipo, mas fiz esses esboços rápidos que ajudaram ainda mais a reforçar o que eu já tinha em mente para depois trabalhar no computador.  Usar formas circulares/elípticas para criar o símbolo facilitou bastante o meu trabalho. Abaixo os primeiros estudos esboçados rapidamente ainda com a escolha do primeiro nome que como comentei após mais pesquisas descobri que já existiam o que me levou a abortar esse nome e escolher outros até chegar no definitivo. A ideia era projetar depois a própria tipografia.

 

Esboço de estudo das formas e composição ainda com o primeiro nome que eu tinha pensado.

 

 

 

Já que eu tinha claramente na mente a ideia de como deveria ser o projeto do logotipo no computador parti para a parte da vetorização. Veja como ficou nos detalhes e finalizado nas assinaturas vertical e horizontal:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A escala de cores segue as cores do produto café.  Aqui vemos somente a escala de cores CMYK, porém este projeto acompanha as outras escalas (PANTONE, RGB, HEXA).

 

 

 

 

 

 

 

 

O logotipo aplicado em positivo, negativo e tons de cinza:

 

 

 

 

 

Teste de aplicação em fundos.

 

 

 

 

 

 

Simbologia

O símbolo representa uma caneca em forma de um gato e um grão de café. Para este projeto a identidade visual embora já esteja planejada ainda não está finalizada e caso venha a ser, este post será atualizado.  Nas primeiras versões que fiz para este logotipo fiquei observando por longas horas para decidir se seria melhor deixar a xícara sem ou com o nariz de gato. Fiz um comparativo e logicamente sem o nariz o símbolo fica mais subliminar, já com o acréscimo deste pequeno detalhe e da asa trabalhada em forma de rabo do gato, a ideia da xícara em forma de gato fica mais evidente. Optei por deixar com o nariz destacando mais claramente o conceito da xícara/gato.

 

Imagem meramente ilustrativa

 

 

 

 

Tipografia

Queria uma fonte que expressasse suavidade, classe e que tivesse linhas sinuosas para remeter o “movimento” do café e uma xícara.

 

 

 

 

 

 

 

Exemplo de aplicação do logotipo de forma básica sem seguir a padronagem da identidade visual. O Objetivo aqui é simplesmente ver como o logotipo se comporta aplicado de forma simples na xícara.

 

 

 

 

Obs.: O trabalho aqui apresentado neste post pertence a Conceber Design Gráfico e está protegido por registro (podemos comprovar) e é válido em diversos países não podendo, ser copiado ou usado sem autorização. Caso haja interesse da parte de alguém este projeto poderá ser comprado. Para isto basta entrar em contato:  blogotipos@blogotipos.com.br

Fanpage facebook: https://www.facebook.com/BlogotiposDiariodasMarcas/

Bem, é isso pessoal. Espero que tenham gostado do post.

Até o próximo.

Willys

Deixe uma resposta