Parte 4 – Forma: Volume

Nesta quarta parte falaremos sobre volume. As imagens utilizadas, são somente para efeito didático e não tem nenhum caráter promocional. Segundo descrito no livro Gestalt do Objeto (João Gomes Filho), volume é definido como algo que se expressa por projeção nas três dimensões do espaço, de duas maneiras: 1 – Pode ser físico: algo sólido como um bloco de pedra, um edifício ou até mesmo uma pessoa, ou seja, algo real. 2 – Volume ou solidez tridimensional pode ser criado através de artifícios como uma pintura que usa relevo, um desenho que explora luz e sombra ou qualquer outro tipo de artifício sobre uma superfície plana.

Ex.1:

Plano formado por linhas

 

 

Nesta Pintura composta de altura x largura, a tinta em alto relevo “projeta” o volume no quadro.

Ex.2:

Noite-Estrelada-–-Vincent-Van-Gogh

Noite-Estrelada-–-Vincent-Van-Gogh

quadro-para-pintar-casa-do-farol-terapia

Pintura em relevo = volume

 

 

 

Na imagem da motocicleta, temos um objeto tridimensional, ou seja, podemos observar a largura, a altura e a profundidade da motocicleta, além de luzes, relevos, texturas e tudo mais que nos fazem perceber o volume.

Ex.3:

Moto-Guzzi-California-1400-Custom-05

 

 

Podemos obter a sensação se espessura ou profundidade através do emprego de texturas, brilhos, luzes, sombras com perspectivas lineares, por cores. Neste exemplo, temos um objeto gráfico com espaço tridimensional, ou seja um quadrado que apresenta altura x largura x profundidade = volume.

Ex.4:

Volume

 

 

 

 

 

Figuras geométricas com altura x largura x profundidade = volume

Volume objetos cor

 

 

 

Neste exemplo, temos vasos representados em plano bidimensional onde a imagem está chapada não sendo possível perceber volume, pois a mesma, não apresenta cor, textura ou qualquer outra característica. Já na segunda imagem as luzes e sombras conferem a propriedade de volume no objeto criado pelo homem.

Ex.5:

 

vasos-decorativos-lirio-chapados

vasos-decorativos-lirio-rubi

 

 

Referência: Gestalt do Objeto ( João Gomes Filho).

Bem, é isso pessoal. Espero que tenham gostado do post.

Até o próximo.

Willys

Deixe uma resposta