Pixel e sua Anatomia

Quando vamos trabalhar com imagens logo nos vem a mente a palavra resolução. Se uma imagem não for digitalizada ou fotografada na resolução apropriada os resultados serão bem negativos. Ao digitalizarmos uma imagem em uma resolução muito baixa, ela terá altas perdas de detalhes e qualidade. Para esclarecer sobre isso, vamos falar sobre o pixel, sua importância e como ele influencia em uma imagem. PIXEL ou PICTURE ELEMENTS, é o menor elemento de uma imagem, sendo esses, criados ao digitalizarmos originais fotográficos, sejam eles impressos ou transparências (cromos ou slides). Quanto maior a quantidade de pixels em uma imagem, maior a quantidade de detalhes. Abaixo vamos poder entender mais detalhadamente como tudo funciona. Ao trabalharmos com pixel devemos considerar algumas informações como: Tamanho, Localização, Valor, Profundidade.

 

Tamanho:

Dependendo do tamanho do pixel, uma imagem poderá conter uma determinada quantidade de informação (valor), ou seja, quanto menores forem, mais pixels caberão em um determinado espaço e mais detalhes a imagem terá no seu tamanho final. O tamanho do pixel, dependerá da resolução em que a imagem for digitalizada. Uma imagem com resolução de 300 dpi (resolução para impressão OffSet) conterá uma quantidade maior de pixels que uma com 72 dpi (resolução para web). Abaixo há quatro quadrados os quais foram divididos em quadrados menores para representar os pixels de uma imagem.

 

Ex.: Neste exemplo temos quatro quadrados com a mesma área de tamanho, porém cada quadrado contém certa quantidade de pixels de diferentes tamanhos. Podemos analisar então que, com pixels maiores ocupando mais espaço em determinada área, menos pixels, menos informação e qualidade a imagem terá.

Pixel em um espaço

 

Como podemos perceber a imagem abaixo apresenta variações na quantidade e no tamanho de seus pixels 70, 150, 1024. Isso, influenciará na qualidade e seu tamanho final.

 

Montagem resoluções

Ex.: Neste outro exemplo, usei a imagens de um rosto, selecionando uma determinada área de pixels (nesse caso escolhi próximo ao nariz). Observe que a imagem visualmente apresenta nuances de cores variadas, ou seja, cada pixel, contém informação (valor).

 

Imagen com pixel quase despercebidos

 

 

Cada Pixel tem uma informação

 

 

 

 

Localização:

Os pixels que constituem uma imagem, estão matematicamente posicionados em uma grade de eixos vertical e horizontal. Cada pixel, tem uma localização específica e mensurável na grade. O número de células na grade e, portanto, o número de pixels que compõem a imagem é determinado tanto pela sua resolução quanto pelo seu tamanho físico. Quanto maior a resolução maior o número de pixels em uma determinada área. Quanto maior o tamanho físico da imagem, maior a área abrangida pela grade de pixels.

Ex.: Para melhor entendimento, simulei um grid representando um pixel localizado em uma determinada posição.

 

Grafico XY

 

 

 

 

Valor:

Quando uma fotografia é digitalizada, cada pixel recebe um valor baseado na cor do ponto original que representa. Scanners coloridos adquirem informações de cor na forma de combinações variantes das cores aditivas vermelho, verde e azul (RGB). Cada pixel representa uma cor individualmente, porém quando pixels de valores diferentes são colocados lado a lado, cria-se a ilusão de tom contínuo (imagens com extensa gama de tons do branco para o preto, como por exemplos ilustrações a lápis, fotografias).

Ex.: Abaixo um exemplo de imagem em tom contínuo na ilustração feito por mim.Ilustracao alapis 6B - Ganster Buldogue 60 x 60 cm

Ex.: Percebemos na imagem abaixo a ilusão de transição de cor criada pelos diferentes valores dos pixels.

 

Valor2

 

 

 

Profundidade:

Um pixel poderá ter apenas um valor, sendo a profundidade que determinará as possibilidades para esse valor. Quanto maior for a profundidade desse pixel, maior será o número de dados necessários para armazenar a imagem e maior será o tamanho do arquivo. Entendamos um pouco a profundidade. Todas as informações que vão para um computador, viram bits de estado 0 e 1. Um bit determina se a informação está representada por 0 ou 1. Se o bit está desligado a informação será representada por 0; se estiver ligado a informação será representada por 1. Em uma imagem de 1 bit, somente uma chave é atribuída a cada pixel, estando ligada, o pixel será branco, se estiver desligada o pixel será preto, portanto em cada imagem de um bit o pixel ou será branco ou será preto.

Ex.: Vejamos o exemplo na imagem abaixo.

 

Scanner Digitalizacaoo de Imagens

Imagem retirado do livro: Scanner Digitalização de Imagens

 

 

Referência para esse artigo:  livro: Scanner Digitalização de Imagens, livro Design Gráfico- Adobe Illustrator e claro meus conhecimentos e experiência profissional sobre o assunto.

 

Com isso, concluímos aqui sobre o pixel.

 

Bem, é isso pessoal. Espero que tenham gostado do post.

Até o próximo.

Willys

2 thoughts to “Pixel e sua Anatomia”

Deixe uma resposta