Psicologia das Cores No Marketing e Nas Vendas [Infográfico Completo]

Uma das coisas ferramentas que nós profissionais já conhecemos (mesmo assim sempre estamos com alguma dúvida rs, vivemos estudando, aprendendo e reaprendendo) que hoje está sendo bem divulgada na internet é sobre a Psicologia das Cores. Para quem sempre trabalhou com criação isso não é nenhuma novidade, alias, quase tudo o que hoje é publicado na internet (já se aprendia nas faculdades, em livros, no dia a dia no trabalho, com colegas de trabalho que eram profissionais mais experientes). As cores sempre estiveram ao nosso redor nos influenciando de alguma forma em nossas percepções psicológicas nos causando certos tipos de reações positivas ou mesmo negativas. Tudo isso naturalmente sem percebermos. Pesquisei para trazer até vocês um conteúdo mais completo. Vamos ler então?

 Fonte: http://maispersuasao.com.br/psicologia-das-cores

 

by Edson Oliveira | Persuasão e Gatilhos Mentais

 

Psicologia-das-Cores-e-Significado-das-Cores-No-Marketing-e-Nas-Venda

 

A Psicologia das Cores possui papel chave para entendermos o significado das cores e como podemos usar uma determinada cor para alavancar as vendas, seja em um e-commerce, seja em um comércio físico.

A psicologia das cores influencia diretamente nas decisões das pessoas, algumas pesquisas indicam que entender a psicologia das cores é tão importante que:

  • 93% dos consumidores avaliam os aspectos visuais do produto;
  • 80% das pessoas dizem que simpatizam com uma determinada marca e lembram dela somente quando a mesma possui as cores da sua preferência;
  • 42% dos consumidores online baseiam sua decisão de compra de acordo com o designer e as cores de um site;
  • 60% das pessoas estão dispostas a comprar um produto se a palavra “Garantido” estiver associado ao mesmo.

E como a Psicologia das Cores e o Significado das Cores são de fundamental importância para o sucesso ou fracasso de um negócio, o Mais Persuasão fez um infográfico completo com tudo o que você precisa saber sobre a Psicologia das Cores e o Significado das Cores.

[Infográfico] A Psicologia das Cores e Significado das Cores

 

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Psicologia das Cores e o Neuromarketing

Já sabemos que cada cor influencia diretamente a mente do consumidor, para frisar bem essa parte quero compartilhar com você, de forma mais detalhada, o impacto, a psicologia das cores e seus significados na mente humana.

Com o surgimento do neuromarketing, foi possível unir o conhecimento científico com o marketing. Essa união é considerada uma chave para o entendimento da lógica de consumo, que visa entender os desejos, impulsos e motivações das pessoas através do estudo das reações neurológicas a determinados estímulos externos.

Para ajudar a descobrir como as cores podem influenciar os clientes, uma experiência da universidade americana Baylor College of Medicine mostrou como o cérebro interpreta as tonalidades.
 
Os resultados foram obtidos a partir da neurociência, ramo de pesquisa que usa aparelhos para mapear as áreas do cérebro que regem o comportamento humano. Então, conheça a representação das cores e se prepare para usar o neuromarketing.

Psicologia das cores e significado das cores

Cor Azul

Parte do cérebro: Córtex Pré-Frontal
Efeito: Em tom escuro relaciona-se ao poder. Em tom mais claro, provoca sensação de frescor e higiene. Está ligado a produtividade e sucesso.

Cor Laranja

Parte do cérebro: Sistema de recompensa – responde pelo prazer e necessidade de repetição da experiência prazerosa.
Efeito: Mudança, expansão e dinamismo.

Cor Amarela

Parte do cérebro: Sistema de Recompensa.
Efeito: Passa a mensagem de transparência nas negociações ou no objetivo do lucro. Combinada com outras cores significa credibilidade.

Cor Rosa

Parte do cérebro: Área Tegmentar Ventral – controla a sensação de recompensa pela saciedade de fome, sede e sexo.
Efeito: Um tom claro dá a ideia de inocência. O tradicional, feminilidade e rompimento de preconceitos. O pink, o desejo de iniciar ações individuais.

Cor Cinza

Parte do cérebro: Putâmen – regula a distribuição de dopamina, um neurotransmissor relacionado à sensação de prazer. Ínsula – coordena as emoções.
Efeito: É a expressão de neutralidade. Pode significar indecisão ou ausência de energia.

Cor Verde

Parte do cérebro: Córtex Pré-Frontal – ligado às decisões, pensamento abstrato e criativo, respostas afetivas e capacidades para conexões emocional e julgamento social.
Efeito: Remete à natureza. Transmite frescor, harmonia e equilíbrio. Reforça a ideia de ponderações e coerência.

Cor Marrom

Parte do cérebro: Sistema Límbico – estrutura interna que responde pelas emoções.
Efeito: É uma cor pesada. Sugere conservadorismo.

Cor Branca

Parte do cérebro: Córtex Cerebral Esquerdo – responsável pelo pensamento lógico e pela competência comunicativa.
Efeito: Sugere pureza. Cria impressão de luminosidade. Transmite ideia de frescor e calma. Combinado com outras cores proporciona harmonia.

Cor Roxa

Parte do cérebro: Pólo Frontal – ligado ao planejamento de ações e de movimento e ao pensamento abstrato.
Efeito: Pode remeter a mistério. Também se relaciona a calma e sensatez.

Cor Vermelha

Parte do cérebro: Amígdala e Núcleo Accumbens – estrutura ligada ao prazer.
Efeito: Emoção, dinamismo, sexualidade, virilidade e masculinidade. Em relação ao consumo pode estimular, no caso de alimentos, ou evitá-los (objetos e lazer).

Cor Preta

Parte do cérebro: Amígdala – regula comportamento sexual, agressividade, medo e memória emocional.
Efeito: Sugere mistério, curiosidade ou superioridade, além de nobreza e distinção.

O significado e a psicologia das cores aplicados na publicidade

 

Significado da Cor Vermelha

Esta é a cor própria, e uma das mais comuns, dos anúncios publicitários, transmite energia e vigor. Aumenta a atenção, a pressão sanguínea, é estimulante e motivadora. Indicado para uso em anúncios de artigos que indicam calor e energia, artigos técnicos e de ginástica.

Significado da Cor Laranja

Indicado para as mesmas aplicações do vermelho, com resultados um pouco mais moderados. É de caráter estimulante e relaciona-se com mais com produtos comestíveis.

Significado da Cor Amarela

É a cor mais intelectual, representa calor, já que se associa com o sol ou com o poder, pois assemelha-se ao ouro. No entanto, é a cor mais contraditória, podendo simbolizar, inteligência, comunicação, força, alegria, ou inveja, ira, covardia, traição e arrogância. Chama atenção e causa um forte impacto no público, pelo que é geralmente usado nos sinais de trânsito. Pode usar-se em artigos para pessoas que procuram o triunfo e poder. Geralmente indicada para aplicação em anúncios que indiquem luz, é desaconselhável o uso em superfícies muito extensas.

Significado da Cor Verde

Estimulante, indica versatilidade, simpatia e renovação. É considerada uma cor de equilíbrio. Mas comercialmente, tem pouca força sugestiva, pois oferece uma sensação de repouso. Indicado para anúncios que caracterizem o frio, azeites, esperança, natureza, vegetação, saúde, lógica, frescura, crescimento e juventude. Também podem anunciar artigos aparentemente ecológicos ou produtos de menta e em refrigerantes cítricos, pois é símbolo de frescura.

Significado da Cor Azul

Possui grande poder de atração e é neutralizante nas inquietações do ser humano. Acalma o indivíduo e seu sistema circulatório. Indicado em anúncios que caracterizem o frio. É também a mais fria das cores, porém, a mais atraente. É a cor do infinito, dos sonhos, e remete também à inteligência, emoções profundas e eternas. Pelo que representa, o azul é cor mais utilizada pelas empresas de tecnologia, também usado para embalar alimentos congelados, pois dá a impressão de que estão frios.

Significado da Cor Rosa

É a cor da mulher, reflete ingenuidade, bondade, ternura, bons sentimentos, amor e nobreza. Está relacionado com produtos femininos, de maternidade, bem como para os dirigidos ao segmento infantil e pré-adolescente.

Significado da Cor Roxa

É a cor da prudência, remete a sabedoria, filosofia, sofisticação e contemplação. Tem a ver com o emocional, o espiritual e transmite profundidade e experiência. É utilizado para comunicar melancolia, realeza, dor, sentimentos intensos, religiosidade, magia e sofisticação. Na publicidade, é utilizado em anúncios de artigos religiosos, em viaturas, acessórios funerários etc.

Significado da Cor Ouro

Cor representativa do valor e dignidade. Devem ser aplicadas em anúncios de artigos de alta categoria e luxo.

Significado da Cor Castanha

Esconde muito a qualidade e o valor e, portanto, pouco recomendável em publicidade.

Significado da Cor Café

É uma cor masculina, severa e confortável que dá a impressão de gravidade e equilíbrio. Igualmente se associa com a terra, bosques e o outono. No comércio, é muito utilizado para anunciar produtos da temporada do outono.

Significado da Cor Cinza

Encontra-se na transição entre o alvo e o negro. Simboliza neutralidade, discrição, indecisão, velhice e ausência de energia; também pode comunicar sentimentos de tristeza, dúvida e melancolia. Esta é uma cor que se adapta a tudo. Quando se usa uma cinza prateado, pode ter-se a sensação de brilhantismo, luxo, elegância e velocidade. Para atitudes neutras e diplomáticas é muito utilizado em publicidade.

Significado da Cor Preta

Transmite refinamento, elegância e sofisticação, ainda que também representa o mau, a morte, a escuridão, mistério, bem como poder e elegância. Muitos artigos nesta cor são para pessoas que gostam de exclusividade. Utiliza-se para anunciar e estimular a compra de produtos dispendiosos e de luxo. Deve ser evitado o excesso, pois tende a gerar frustração, apesar de ser expressivo é angustiante ao mesmo tempo.

 

A psicologia das cores entre homens e mulheres

 

Cores que os Homens mais gostam:

  • Azul: 57%
  • Verde: 14%
  • Preto: 9%
  • Vermelho: 7%
  • Laranja: 5%
  • Cinza: 3%
  • Marrom: 2%
  • Branco: 2%
  • Amarelo: 1%

 

Cores que as Mulheres mais gostam:

  • Azul: 35%
  • Roxo: 23%
  • Verde: 14%
  • Vermelho: 9%
  • Preto: 6%
  • Laranja: 5%
  • Marrom: 3%
  • Amarelo: 3%
  • Cinza: 1%
  • Branco: 1%

 

57% dos homens e 35% das mulheres disseram que a cor que mais gostam é a cor azul.

O azul é tão popular porque é universalmente associado com água limpa, céu claro, autoridade, verdade e tranquilidade, fazendo com que seja um eterno favorito entre todas as faixas etárias e sexos.

Cores que os Homens gostam menos:

  • Marrom: 27%
  • Roxo: 22%
  • Laranja: 22%
  • Amarelo: 13%
  • Cinza: 5%
  • Branco: 5%
  • Verde: 2%
  • Vermelho: 2%
  • Preto: 1%
  • Azul: 1%

 

Cores que as Mulheres gostam menos:

  • Laranja: 33%
  • Marrom: 20%
  • Cinza: 17%
  • Amarelo: 13%
  • Roxo: 8%
  • Verde: 6%
  • Branco: 3%
  • Preto: 0%
  • Azul: 0%
  • Vermelho: 0%

 

27% dos homens disseram que a cor que menos gostam é a cor marrom.

33% das mulheres disseram que a cor que menos gostam é a cor laranja.

Quer conferir o resultado completo da pesquisa do Joe Hallock? Acesse o site (Inglês)Joehallock.com.

Alguns dados interessantes sobre a psicologia das cores para Tweetar

  1. (Tweet) 60% das pessoas estão dispostas a comprar um produto se a palavra “Garantido” estiver associado ao mesmo.
  2. (Tweet) 42% dos consumidores online baseiam sua decisão de compra de acordo com o designer e as cores de um site.
  3. (Tweet) 80% das pessoas dizem que simpatizam com uma determinada marca e lembram dela somente quando a mesma possui as cores da sua preferência.
  4. (Tweet) 93% dos consumidores avaliam os aspectos visuais do produto.
  5. (Tweet) A Cor Azul ativa o córtex pré-frontal e em tom escuro relaciona-se ao poder. Em tom mais claro, provoca sensação de frescor e higiene.
  6. (Tweet) A cor laranja e amarela ativam o sistema dopaminérgico e estimula a energia, entusiasmo, alegria e esperança.
  7. (Tweet) A cor rosa ativa a área Tegmentar ventral e em um tom claro dá a ideia de inocência, feminilidade e rompimento de preconceito.
  8. (Tweet) A cor cinza ativa o Putâmen, normalmente estimula a neutralidade. Pode também significar indecisão ou ausência de energia.
  9. (Tweet) A cor verde ativa o Córtex Pré-Frontal. Frequentemente remete à natureza. Transmite frescor, harmonia e equilíbrio.
  10. (Tweet) A cor marrom ativa o sistema límbico. É uma cor pesada. Sugere conservadorismo.
  11. (Tweet) A cor roxa ativa o Pólo Frontal. Pode remeter a mistério. Também se relaciona a calma e sensatez.
  12. (Tweet) A cor vermelha ativa a Amígdala e o Núcleo Accumbens. Estimula a emoção, dinamismo, sexualidade, virilidade e masculinidade.
  13. (Tweet) A cor preta ativa a Amígdala. Sugere mistério, curiosidade ou superioridade, além de nobreza e distinção.
  14. (Tweet) Segundo a pesquisa de Joe Hallock a cor marrom é a cor que os homens gostam menos.
  15. (Tweet) Segundo a pesquisa de Joe Hallock a cor laranja é a cor que as mulheres gostam menos.
  16. (Tweet) Segundo a pesquisa de Joe Hallock a cor azul é a cor preferida de homens e mulheres.

Sites interessantes que também falam sobre a Psicologia das Cores:

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Bem, é isso pessoal. Espero que tenha sido útil a reprodução deste artigo.

Até o próximo.

Willys

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